Skip links

Educação e relação andam de mãos dadas.

Quando uma criança constrói um vínculo seguro com quem a rodeia, sentindo-se conectada, o seu sistema interno atinge um estádio de segurança e protecção que lhe permite, e a motiva, a explorar o meio com curiosidade, aprendendo ao longo desse processo.

Actualmente sabemos que os próprios processos cognitivos necessitam de um terreno emocionalmente equilibrado para germinarem. De acordo com o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, a inteligência emocional é responsável por cerca de 80% do sucesso de cada um de nós ao longo da vida.

O programa Educar com Relação surge da necessidade de promover a saúde mental a partir da infância, tendo como objectivos:

Criar vínculos seguros com os adultos que tanto tempo passam com as crianças;

Capacitar educadores e pais;

Possibilitar um maior alinhamento entre todas as partes;

Promover o conhecimento e a reflexão sobre desenvolvimento infantil de forma integral;

Criar um espaço seguro onde as equipas podem partilhar desafios, tentativas, conquistas;

Incentivar o espírito de grupo;

Assegurar a assistência e o acolhimento necessários ao longo das diversas fases de desenvolvimento.

Educar com relação é um programa para a comunidade educativa das creches/jardins de infância e pais de crianças até aos 6 anos. Para o efeito, este programa conta com sessões direccionadas para os educadores, assim como para os pais, e várias actividades para aplicar in loco com as crianças.

Modalidade
Online e presencial.

O que posso esperar do programa

Através de a análise personalizada das necessidades e dificuldades identificadas, é construído um programa customizado que visa tornar o processo educativo mais consciente, descomplicado e alinhado com os objectivos traçados. Tudo isto apoiado nas últimas evidências científicas. Para o efeito, existirá um acompanhamento prolongado (opção 3), capaz de assegurar a consolidação das conquistas, mantendo aberto o espaço para partilhar e resolver em conjunto novos desafios e questões.

No final do programa, a instituição passará a fazer parte de uma lista, acessível ao público em geral, no site, de locais respeitadores do desenvolvimento da criança. Paralelamente, será divulgada nas redes sociais da 3m’s (mais de 100 000 pessoas).

Guidelines claras de actuação (traçadas em conjunto);

Uniformização das práticas educativas, criando estabilidade;

Promoção do bem-estar das crianças, e da sua saúde mental, ao serem verdadeiramente compreendidas e verem as suas necessidades respondidas;

Melhoria da estabilidade emocional das crianças, o que se traduz em maior estabilidade de comportamento;

Dístico de frequência do programa e presença na lista de locais certificados, quer na página 3m’s (acessível a mais de 110 000 pessoas do público-alvo), quer no site;

Maior harmonia entre a instituição e os pais, dado o maior alinhamento por estarem todos envolvidos;

Resolução de problemas simplificada através dos momentos de mentoria e com recurso a apoio especializado;

Programa conduzido por uma equipa coesa, experiente e com credibilidade na área da educação.

A nossa equipa

equipa-tania-correia

Tânia Correia

Psicóloga Clínica, mestre em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa na área da infância e adolescência

Formação em Psicoterapia Somática

Membro da Direcção de uma creche e jardim de infância

Experiência na área do aconselhamento psicológico parental

Autora de livros na área do desenvolvimento humano e da parentalidade consciente

Autora da página 3m’s – Menina, Mulher, Mãe e do Podcast Bem me Quer by Barral

Oradora e Formadora

Pós-graduada em Empreendedorismo e Inovação

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional número 24317

Bárbara Gama

Psicóloga clínica, especializada em Psicologia da Gravidez e em Parentalidade Consciente

Certificada em Parentalidade e Educação Positivas

Certificada em Movimento Neurocompatível

Especialização Avançada em Psicologia da Gravidez e Parentalidade

Formação nas áreas de medos e ansiedades na infância, promoção da inteligência emocional nas crianças e neurociência do bebé

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional número 15180

Barbara-Gama
Helena-Oliveira

Helena Oliveira

Psicóloga Clínica, com experiência em intervenção infanto-juvenil

Pós-graduada em Psicologia da Gravidez e Parentalidade

Certificada em Parentalidade e Educação Positivas

Formação Avançada em Orientação e Aconselhamento Parental

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional número 13743

Miriam Barradas

Mestre em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde

Formação em Terapia de Casal e Familiar

Formação em Educação Parental e Psicodrama

Especialista em Psicologia da Justiça e em Psicologia Comunitária

Experiência na implementação de programas escolares

Orientadora de estágios académicos e profissionais

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula Profissional número 13879

Miriam-Barradas

Nível 1 – Básico:

– Formação Inicial (emoções, pensamentos e comportamentos) – 8h
* Podem adquirir sessões de consultoria avulso (valor sob consulta)

Nível 2 – Intermédio:

– 1º momento – Formação Inicial (emoções, pensamentos e comportamentos) – 8h

– 2º momento – Consultoria on-line (identificação de dificuldades e de estratégias de resolução) – 2h

Nível 3 – Programa Completo:

– 1º momento – Preenchimento de um formulário (anónimo) com o intuito de identificar as dificuldades/necessidades

– 2º momento – Apresentação da equipa aos diversos agentes educativos da instituição e levantamento de necessidades in loco – 3h

– 3º momento – Formação Inicial (emoções, pensamentos e comportamentos) – 8h

– 4º momento – Relatório com o plano de intervenção (combinação do levantamento de necessidades + respostas ao formulário + feedback da formação inicial)

– 5º momento – Formação Específica (aprofundamento do desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental da criança, com estratégias práticas de intervenção para aplicar no contexto, baseadas nas questões específicas identificadas) – 8h

Estão ainda incluídos neste nível

– Consultorias de follow-up durante 6 meses (monitorização, implementação de práticas e ajustes) – 2h x6 meses (12h)

Oferta para os Pais – Workshop “Educar com relação” + espaço para questões – 4h

– Actividades lectivas que validam e mostram o trabalho desenvolvido.

– Dístico 3ms e publicidade na página (validade 1 ano).

Fale Connosco

Para mais informações sobre os valores de cada nível ou para agendar uma reunião connosco, contacte-nos através do e-mail geral@3msmmeninamulhermae.pt

Contacte-nos