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“Por que é que a minha filha faz tantas birras?”

“Quero deixar de gritar com os meus filhos. O que devo fazer?”

“O meu filho tem medo de ir à casa de banho sozinho. É normal?”

“Como é que posso ajudar a minha filha a adaptar-se melhor à escola?”

Estas, e tantas outras questões, invadem os pais diariamente. A verdade é que ninguém nos ensina a ser pais, podendo ser uma experiência assustadoramente semelhante a tentarmos aprender a nadar, já dentro de água, sem ter pé. Tal é ainda mais verdade quando as nossas figuras de referência não assumiram um papel de escuta activa, colo e acolhimento connosco, faltando-nos um modelo concreto de como viver a parentalidade de forma mais conectada, prazerosa e consciente.

Aprender, antes de ensinar 

As sessões de aconselhamento psicológico parental são um espaço seguro, de expressão de dificuldades, de medos, de dúvidas relativamente à relação com a criança e a tudo o que faz parte do seu funcionamento – emoções, pensamentos e comportamentos.

Para que os pais consigam entender e gerir as acções da criança, ao longo da sessão serão conduzidos por vários processos, tais como:

Compreender as necessidades que habitualmente estão por detrás do comportamento da criança (há sempre uma necessidade que explica determinada acção);

Conhecer as necessidades mais frequentes em cada fase de desenvolvimento e como lhes responder;

Desconstruir expectativas, diferenciando aquelas que são ajustadas das que foram incutidas (até no papel de filhos);

Aceder a informação actualizada e fidedigna sobre desenvolvimento infantil;

Identificar as diferentes emoções e formas de as trabalhar a partir da relação;

Conhecer o funcionamento do cérebro ao longo do desenvolvimento;

Explorar a essência da criança (as suas características) e ajustar a forma como a interacção é conduzida com base nesse conhecimento;

Construir um vínculo seguro e duradouro.

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Estes conhecimentos permitem aos pais não só gerir as preocupações actuais, como distinguir aquilo que será (ou não) motivo de preocupação ao longo do crescimento dos filhos.

Desafios da Parentalidade

O maior desafio da parentalidade não é educar a criança, é reeducarmo-nos

Embora seja tentador apontar a criança como a parte que precisa de ser corrigida, a verdade é que é a partir da interacção com as figuras de vinculação que o mundo interno da criança se constrói. Por este motivo, o trabalho com os pais assume um papel fundamental na interrupção dos mecanismos que tantas vezes, sem que exista consciência disso, mantêm activos os comportamentos considerados menos ajustados. No fundo, trata-se de um processo de apoio à construção da criança, enquanto os pais têm a oportunidade de se reconstruírem, sendo libertador para ambos.

Ao conhecermos o papel dos nossos próprios gatilhos na forma como interpretamos o comportamento da criança e como tendemos a reagir (por exemplo, a criança que não podia dizer “não” tenderá na idade adulta a ter mais dificuldade em lidar com o “não” dos filhos, pois nunca o pôde dizer), tornamo-nos mais conscientes daquilo que nos faltou e de como o podemos dar aos nossos filhos, isto é, de como é possível tornarmo-nos no adulto que eventualmente nos faltou (paciente, compreensivo, empático, caloroso, respeitador).

No final da sessão pretende-se que os pais saiam com uma perspectiva abrangente da situação, que envolva todas as partes e contextos, assim como uma maior abertura para verem verdadeiramente os seus filhos, reconhecendo a sua essência e o que estão a precisar.

Como funcionam as sessões

As sessões podem ocorrer por duas vias:

On-line: Através do zoom, tem o valor de 65€ e a duração de 1h.

Presencial: Na Clínica 3m’s (Odivelas), tem o valor de 70€ e a duração de 1h.

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