Todos temos uma história (de vida) e é a partir dela que se constroem as lentes que usamos para ver o mundo. A forma como, ao longo do nosso desenvolvimento, vivemos/nos permitiram viver as nossas emoções, as frases que nos repetiram, os comportamentos dos adultos que eram de referência para nós, transformaram-se em pensamentos (crenças) que nos acompanham e que determinam a maneira como agimos, reagimos e interagimos connosco, com os outros e com o mundo.
O modelo MAPA, desenvolvido pela fundadora da equipa 3m’s (Tânia Correia), é um modelo único, que pretende desbloquear o mundo interno de cada pessoa, identificando e tratando aquelas que são as suas feridas internas, para que esta possa circular livremente, e com amor, nesse espaço que lhe pertence. Há, portanto, um MAPA que se vai descobrindo e reconstruindo ao longo das sessões, em que se passam a conhecer as necessidades que ao longo da nossa vida ficaram por responder (feridas), como a aceitação, o colo, a pertença, o merecimento, a segurança, a protecção, a sensação de se ser suficiente, a confiança, a autonomia, o amor incondicional, o sentirmo-nos vistos e escutados, entre tantas outras. A partir desta consciência, conseguimos conhecer os nossos gatilhos – situações e acções que nos activam emocionalmente e que geram comportamentos sobre os quais sentimos pouco controlo.
Ao conseguirmos ver em pleno este MAPA, percebendo a origem das emoções e pensamentos que nos invadem, nutrindo, com consciência, as necessidades do nosso “eu criança” que ficaram por responder, conectamo-nos com a nossa essência (quem somos) e passamos a viver em pleno o nosso “eu adulto”.